O Cérebro Social: Compreendendo o Cérebro como um Orgão Social

Autores

  • Ana Vasconcelos Instituto Superior Miguel Torga

Palavras-chave:

Cérebro social, Pensamento complexo, Intersubjetividade, Adaptabilidade, Afecto

Resumo

O cérebro é um órgão social, no sentido em que, pelas suas capacidades de adaptabilidade, se desenvolve para se ligar e para aprender com os outros cérebros. Isto acontece através de relações interpessoais emocional e afetivamente significativas, permitindo a comunicação intersubjetiva e o desenvolvimento do pensamento complexo humano. A adaptabilidade é, assim, abordada, a partir da investigação acerca do funcionamento das redes neuronais e dos fundamentos da plasticidade neuronal, considerando-se que estas competências não diferem, intrinsecamente do que já existia nos primórdios da socialização humana, fundadas nas relações de afetividade e de intersubjetividade social e preparando os seres humanos para viver produtivamente a vida, consigo próprio e com os outros, dado que a vida do cérebro é o cérebro da vida social.

Biografia Autor

Ana Vasconcelos, Instituto Superior Miguel Torga

Pedopsiquiatra

Referências

Changeux, J-P. (1983). L’homme neuronal. Col. Pluriel. Paris: Hachette.

Changeux, J-P. (2016). L’homme neuronal, trente ans après. Paris: Éditions Rue d ́Uim/ Presse de l ́Ècole normal supérieur.

Cozolino, L. (2006). The neuroscience of human relationships: Attachment and the developing social brain. Nova Iorque: WW Norton & Company.

Cozolino, L. (2013). The social neuroscience of education: Optimizing attachement & learning in the classroom. Nova Iorque: WW Norton & Company.

Cyrulnik, B. (2016). Le cerveau est-il coupable. Paris: Edition Philippe Duval.

Fonagy, P., & Bateman, M.A. (2012). Handbook of Mentalizing. In Mental Health Practice. Arlington, VA: American Psychiatric Association Publishing, Inc.

Morin, E. (2005). Introduction à la pensée complexe. Paris: Éditions du Seuil.

Downloads

Publicado

2017-06-30

Como Citar

Vasconcelos, A. (2017). O Cérebro Social: Compreendendo o Cérebro como um Orgão Social. Interações: Sociedade E As Novas Modernidades, (32). Obtido de https://interacoes-ismt.com/index.php/revista/article/view/398

Edição

Secção

Artigos