Clique para se Alimentar. O Papel das Aplicações Móveis na melhoria do acesso aos alimentos na Roménia

  • Ioana Ionita Faculty of Sociology and Social Work, University of Bucharest
Palavras-chave: acesso a alimentos, justiça alimentar, ajuda alimentar, redistribuição de excedentes, partilha de alimentos

Resumo

Este artigo explora o papel das ferramentas digitais no aparecimento e no incentivo à ação contra instâncias de injustiça social na Roménia, com ênfase no acesso a alimentos. A partir de uma análise das motivações dos desenvolvedores/proprietários de uma série de aplicativos para telemóvel que combatem o desperdício de comida, esta pesquisa analisa o papel das ferramentas digitais na promoção da redistribuição de excedentes de alimentos que seriam desperdiçados. Embora reconhecendo o âmbito limitado deste esforço, é minha ideia que esta forma de ativismo alimentar baseada na Internet esteja nos seus estágios iniciais na Roménia e que não visa necessariamente ou tenha força para induzir, neste momento, mudança social.

Publicado
2018-09-30
Como Citar
[1]
Ionita, I. 2018. Clique para se Alimentar. O Papel das Aplicações Móveis na melhoria do acesso aos alimentos na Roménia. Interações: Sociedade e as novas modernidades. 34 (Set. 2018), 161-187. DOI:https://doi.org/10.31211/interacoes.n34.2018.a8.
Edição
Secção
Artigos