Sete Tentativas para Derrubar o Muro Esquizofrénico: A Propósito do Autismo de Bleuler
Palavras-chave:
Bleuler, Esquizofrenia, Autismo, Investigação qualitativa, O grupo das esquizofrenias, Integração entre aspetos orgânicos e psicodinâmicosResumo
A obra do psicopatologista suíço Eugen Bleuler, que foi um contemporâneo de Freud, integra aspetos orgânicos e psicodinâmicos, no campo da psicopatologia da esquizofrenia. Isto constitui um modelo de investigação qualitativa muito mais próximo da clínica do que as abordagens quantitativas dominantes atualmente que reduzem e confinam a análise destes pacientes às escalas psicométricas. Sem uma compreensão abrangente e integrada dos fatores que determinam a génese e a persistência do ‘grupo das esquizofrenias’ – sendo esquizofrenia um termo cunhado por Bleuler, juntamente com o próprio termo autismo – será muito difícil devolver o doente à sociedade da qual ele próprio ou ela própria se retiraram, restaurando a interface entre diferentes formas de conhecimento, para além do reducionismo e da sobre-especialização.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2016 Interações
Este trabalho encontra-se publicado com a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0.
Os direitos autorais dos trabalhos publicados são retidos pelo autor que outorga à Interações o direito de publicação original. O artigo publicado pode ser utilizado livremente para fins educacionais, não comerciais, em conformidade com a Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, contando que seja citado o autor, o título do artigo, o título e número da revista conjuntamente com o URL ou DOI do artigo.