Sete Tentativas para Derrubar o Muro Esquizofrénico: A Propósito do Autismo de Bleuler
Palabras clave:
Bleuler, Esquizofrenia, Autismo, Investigação qualitativa, O grupo das esquizofrenias, Integração entre aspetos orgânicos e psicodinâmicosResumen
A obra do psicopatologista suíço Eugen Bleuler, que foi um contemporâneo de Freud, integra aspetos orgânicos e psicodinâmicos, no campo da psicopatologia da esquizofrenia. Isto constitui um modelo de investigação qualitativa muito mais próximo da clínica do que as abordagens quantitativas dominantes atualmente que reduzem e confinam a análise destes pacientes às escalas psicométricas. Sem uma compreensão abrangente e integrada dos fatores que determinam a génese e a persistência do ‘grupo das esquizofrenias’ – sendo esquizofrenia um termo cunhado por Bleuler, juntamente com o próprio termo autismo – será muito difícil devolver o doente à sociedade da qual ele próprio ou ela própria se retiraram, restaurando a interface entre diferentes formas de conhecimento, para além do reducionismo e da sobre-especialização.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2016 Interações
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Los derechos de autor de las obras publicadas son retenidos por el autor que otorga a Interações el derecho de publicación original. El artículo publicado se puede utilizar libremente con fines educativos, no comerciales, de acuerdo con la Licencia Creative Commons - Atribución-NoComercial 4.0 Internacional, siempre que el autor, el título del artículo, el título y el número de la revista sean citado junto con la URL o DOI del artículo.