O Valor da Verdade: Democracia e Má Teoria

  • Carlos Alberto Afonso Instituto Superior Miguel Torga
Palavras-chave: democracia, teoria, identidade, culturalismo, ativismo progressista

Resumo

Um tema persistente da esquerda é a denúncia do anti-intelectualismo de direita e conservador, sublinhando o compromisso com ideias democráticas e movimentos socialmente transformativos. Mas hoje é a retórica culturalista da esquerda liberal e do ativismo progressista, nos media, academia e sistema político, que constitui uma força pervasiva na degradação da teoria democrática. Em vez de falar a verdade ao poder, como a verdadeira forma de ação, os progressistas ajudam o poder a tornar uma verdade numa mentira e uma mentira numa verdade, promovendo uma espiral de negação acerca da natureza da violência que separa a luta por igualdade de género, sexual, racial e económica dos contextos sociais concretos onde a desigualdade e a violência contra a identidade são vividas.

The Value of Truth: Democracy and Bad Theory

A persistent theme of the left is the denunciation of right-wing and conservative anti-intelectualism, stressing political commitment with democratic ideas and socially transformative movements. But today is the culturalist rhetoric of the liberal left and progressive activism in the media, academia and political system which constitutes a pervasive force in the degradation of democratic theory. Instead of speaking truth to power, as the true form of action, progressives help power turn a truth into a lie and a lie into a truth, promoting a spiral of negation about the nature of violence which separates the struggle for sexual, racial and economic equality from the concrete social contexts where inequality and the violence against identity are lived.

Keywords: Democracy, theory, identity, culturalism, progressive activism.

Publicado
2016-07-01
Como Citar
Afonso, C. (2016). O Valor da Verdade: Democracia e Má Teoria. Interações: Sociedade E As Novas Modernidades, (30). Obtido de https://interacoes-ismt.com/index.php/revista/article/view/388
Edição
Secção
Artigos