Um Caso de Avaliação de Projetos de Investimento: A Propósito da Racionalidade e das Emoções na Atividade Económica

  • António Ricciulli Instituto Superior Miguel Torga
  • António Martins
Palavras-chave: análise de investimento, processo de decisão, gestão financeira

Resumo

Este artigo aborda o processo de decisão no contexto da análise de projetos de investimento, repensando o contraste tradicional entre uma abordagem, racional e analítica e, por outro lado, uma abordagem de natureza emocional. O que está em causa são os limites de uma abordagem puramente racional no processo de decisão, como é demonstrado pela leitura crítica da investigação recente sobre este tópico. Um estudo de caso, baseado num projeto levado a cabo no contexto de uma multinacional ilustra e analisa a conjugação de fatores racionais e emocionais na decisão sobre importantes investimentos.

 

A Case of Investment Project Appraisal: On Rationality and Emotions in Economic Activity

This paper explores the process of decision making within investment analysis, rethinking the traditional contrast between the analytical, rational approach and the emotion-focused approach. What is at stake is the limits of the rational approach in the decision-making process as demonstrated by a critical reading of the recent research on this topic. A case study conduced at a multinational firm illustrates and analyses the integration of rational and emotional factors in the decision of important investments.

Keywords: Investment analysis, decision process, corporate finance.

Biografia Autor

António Ricciulli, Instituto Superior Miguel Torga

Mestre em Gestão. Diretor Financeiro da ROL, SA. Docente convidado do ISMT.

Publicado
2011-04-30
Como Citar
Ricciulli, A., & Martins, A. (2011). Um Caso de Avaliação de Projetos de Investimento: A Propósito da Racionalidade e das Emoções na Atividade Económica. Interações: Sociedade E As Novas Modernidades, 11(20). Obtido de https://interacoes-ismt.com/index.php/revista/article/view/272
Edição
Secção
Artigos