Um Museu (Re)Mediado
A Experiência do Museu Nacional do Rio de Janeiro na Plataforma Google Arts and Culture
DOI:
https://doi.org/10.31211/interacoes.n42.2022.a3Palabras clave:
museu, media, remediação, património cultural, plataformas digitais, Google Arts and Culture, práticas e objetos focaisResumen
Este artigo analisa o caso do Museu Nacional do Rio de Janeiro, destruído por um incêndio em 2018, para o qual um projeto de parceria com a Google possibilitou a criação de uma visita virtual online na plataforma Google Arts and Culture. Em primeiro lugar, o artigo propõe pensar a digitalização do museu como media situado enquanto processo de remediação. Em segundo lugar, este texto questiona criticamente a viabilidade de plataformas digitais privadas como a Google Arts and Culture como sistema de remediação de um património comum. Oferece-se uma crítica à reconstituição virtual, problematizando o solucionismo tecnológico e a economia política das plataformas digitais, em particular quando aplicadas à resolução dos problemas de preservação e divulgação do património cultural. Conclui-se que esta adaptação constitui uma remediação limitada, porquanto acentua a centralidade da plataforma em detrimento da experiência do museu, e se circunscreve à apresentação da imagem do museu, sem permitir a leitura creativa e reinterpretativa que carateriza o media-museu.
Citas
Adeel, M. (2015, Junho 7). Return of Bamyan Buddhas with help of 3D image display. The Khaama Press News Agency. https://www.khaama.com/return-of-bamyan-buddhas-with-help-of-3d-image-display-9468/
Alves, A. M. (2018). Platform Humanism and Internal Opacity: The Limits of Online Service Providers’ Transparency Discourse. Digital Culture & Society, 4(2), 107–136. https://doi.org/10.14361/dcs-2018-0207
Artist to recreate Afghan Buddhas. (2005, Agosto 9). BBC News. http://news.bbc.co.uk/2/hi/entertainment/4134252.stm
Benjamin, W. (1992). A obra de arte na era da sua reprodutividade técnica. Em Sobre arte, técnica, linguagem e política (pp. 71–113). Relógio D’Água.
Bolter, J. D. (2016). Remediation. Em K. B. Jensen, E. W. Rothenbuhler, J. D. Pooley, & R. T. Craig (Eds.), The International Encyclopedia of Communication Theory and Philosophy (pp. 1–11). John Wiley & Sons, Inc. https://doi.org/10.1002/9781118766804.wbiect207
Bolter, J. D., & Grusin, R. (2000). Remediation: Understanding new Media. MIT Press.
Borgmann, A. (2000). The Moral Complexion of Consumption. Journal of Consumer Research, 26(4), 418–422. https://doi.org/10.1086/209572
Botelho, M. L., Rosas, L., & Barreira, H. (2018). Designing the «Sabrosa: Territory and Heritage» exhibition at the Google Arts & Culture: challenges and results. Em A. G. da Câmara, C. Bottaini, D. Alves, H. Murteira, H. Barreira, M. L. Botelho, & P. S. Rodrigues (Eds.), Cities In The Digital Age: Exploring Past, Present And Future / Cidades na Era Digital: Explorando o Passado, Presente e Futuro (pp. 117–124). CITCEM – Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura, Espaço e Memória.
Casilli, A., & Posada, J. (2019). The platformization of labor and society. Em M. Graham & W. H. Dutton (Eds.), Society and the internet: How networks of information and communication are changing our lives (pp. 293–306). Oxford University Press Oxford.
Coughenour, C. (2018, Dezembro 13). Inside Brazil’s National Museum on Google Arts & Culture. The Keyword. https://blog.google/outreach-initiatives/arts-culture/inside-brazils-national-museum-google-arts-culture/
Delman, E. (2015, Junho 10). Afghanistan’s Buddhas Rise Again. The Atlantic. https://www.theatlantic.com/international/archive/2015/06/3d-buddhas-afghanistan/395576/
Dijck, J. van, Waal, M. de, & Poell, T. (2018). The Platform Society: Public Values in a Connective World. Oxford University Press.
Flood, A. (2021, Julho 28). Ancient Gilgamesh tablet seized from Hobby Lobby by US authorities. The Guardian. https://www.theguardian.com/books/2021/jul/28/ancient-gilgamesh-tablet-seized-from-hobby-lobby-by-us-authorities
Flusser, V. (2011). Into the Universe of Technical Images. University of Minnesota Press.
Gillespie, T. (2010). The politics of ‘platforms’. New Media & Society, 12(3), 347–364. https://doi.org/10.1177%2F1461444809342738
Google Cultural Institute. (sem data). About Google Cultural Institute. https://about.artsandculture.google.com/partners/
Helmond, A. (2015). The platformization of the web: Making web data platform ready. Social media + Society, 1(2), https://doi.org/10.1177/2056305115603080
Kakissis, J. (2011, Julho 27). Bit By Bit, Afghanistan Rebuilds Buddhist Statues. NPR.Org. https://www.npr.org/2011/07/27/137304363/bit-by-bit-afghanistan-rebuilds-buddhist-statues
Kaplan, F. E. S. (1995). Exhibitions as communicative media. Em E. Hooper-Greenhill (Ed.), Museum, media, message (pp. 37–59). Routledge.
Luo, M. (2018, Setembro 4). Where in the world is your Art Selfie? The Keyword. https://blog.google/outreach-initiatives/arts-culture/where-world-your-art-selfie/
Malraux, A. (1976). L’Intemporel. Gallimard.
Malraux, A. (1996). Le Musée Imaginaire. Gallimard.
Museofilia. (s.d.). Museofilia, profil [Página Facebook]. https://www.facebook.com/Museofilia/
Museu Nacional. (s.d.). Museu nacional apresenta balanços após um ano do incêndio. https://museunacional.ufrj.br/destaques/balanço_resgatehtml.html
Museu Nacional, Rio de Janeiro, Brazil. (s.d.). Google Arts & Culture https://artsandculture.google.com/partner/museu-nacional-ufrj
Nieborg, D. B., & Poell, T. (2018). The platformization of cultural production: Theorizing the contingent cultural commodity. New media & society, 20(11), 4275–4292.
Parry, R. (2007). Recoding the museum: Digital heritage and the technologies of change. Routledge.
Parry, R. (2013). The Practice of Digital Heritage and the Heritage of Digital Practice. Em R. Parry (Ed.), Museums in a digital age (pp. 1–7). Routledge.
Pascoal, S., Tallone, L., & Furtado, M. (2020). Cultural Tourism: Using Google Arts & Culture platform to promote a small city in the North of Portugal. Em Á. Rocha, A. Abreu, J. V. de Carvalho, D. Liberato, E. A. González, & P. Liberato (Eds.), Advances in Tourism, Technology and Smart Systems (pp. 47–56). Springer. https://doi.org/10.1007/978-981-15-2024-2_5
Peruzzi, L. (2019). Google Arts & Culture. Biblioteche oggi, 37, 20–23. https://doi.org/10.3302/0392-8586-201904-020-1
Piancatelli, C., Massi, M., & Harrison, P. (2020). Has Art Lost Its Aura? How Reintermediation and Decoupling Have Changed the Rules of the Art Game: The Case of Artvisor. International Journal of Arts Management, 22(3), 34-54.
Poell, T., Nieborg, D., & Dijck, J. van. (2020). Plataformização. Fronteiras - estudos midiáticos, 22(1), 2–10. https://doi.org/10.4013/fem.2020.221.01
Queiroga, L. (2018, Setembro 3). Alunos de Museologia da Unirio recolhem fotos do Museu Nacional para preservar sua memória. O Globo. https://oglobo.globo.com/rio/alunos-de-museologia-da-unirio-recolhem-fotos-do-museu-nacional-para-preservar-sua-memoria-23033247
Rodrigues-Carvalho, C., Carvalho, L., Cardoso, G., & Reis, S. (Eds.). (2021). 500 dias de Resgate Memória, coragem e imagem. Museu Nacional.
Silverstone, R. (1992). The medium is the museum: On objects and Iogics in times and spaces. Em J. Durant (Ed.), Museums and the Public Understanding of Science (pp. 34-42). Science Museum / Committee on the Public Understanding of Science.
Tan, L. (2013). Museums and cultural memory in an age of networks. International Journal of Cultural Studies, 16(4), 383–399. https://doi.org/10.1177/1367877912460615
Taşkıran, H. B. (2019). Digitalization of culture and arts communication: A study on digital databases and digital publics. Em B. Ö. Dogan & D. G. Ünlü (Eds.), Handbook of research on examining cultural policies through digital communication (pp. 144–160). IGI Global.
United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization. (2018). Other cases of return or restitution of cultural objects. https://en.unesco.org/fighttrafficking/Return_and_Restitution_Cases
United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization. (2019). Recent restitution cases of cultural objects using the 1970 Convention. https://en.unesco.org/fighttrafficking/Return_and_Restitution_Cases
United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization. (2021). UNESCO celebrates US handover of 3,500-year-old Gilgamesh Tablet to Iraq. UNESCO. https://en.unesco.org/news/unesco-celebrates-us-handover-3500-year-old-gilgamesh-tablet-iraq
Zorich, D. M. (2013). A Survey on Digital Cultural Heritage Initiatives and Their Sustainability Concerns. Em R. Parry (Ed.), Museums in a digital age (pp. 22–32). Routledge.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Artur Jorge de Matos Alves
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Los derechos de autor de las obras publicadas son retenidos por el autor que otorga a Interações el derecho de publicación original. El artículo publicado se puede utilizar libremente con fines educativos, no comerciales, de acuerdo con la Licencia Creative Commons - Atribución-NoComercial 4.0 Internacional, siempre que el autor, el título del artículo, el título y el número de la revista sean citado junto con la URL o DOI del artículo.