A Presença da Família Durante a Reanimação do Doente no Pré-Hospitalar e na Sala de Emergência: Uma Revisão Integrativa
Palavras-chave:
Família, Doente em situação crítica, Reanimação, Equipas de emergência, Emergência pré-hospitalar, Sala de emergênciaResumo
A presença da família durante a reanimação do doente em situação crítica é um tema controverso nas equipas de emergência pré-hospitalar e equipes de sala de emergência. O objetivo desta revisão integrativa da literatura, baseada na estratégia PICO, é avaliar os efeitos da presença dos familiares na própria família e nas equipas de emergência. Os resultados dos sete estudos analisados apontam, maioritariamente, para benefícios na presença da família durante a reanimação pré-hospitalar e a reanimação na sala de emergência. Mas existem também alguns potenciais efeitos negativos, de modo que, a fim de ultrapassar estes problemas, é necessário desenvolver procedimentos próprios, designando, em particular, um membro da equipa para acompanhar, apoiar e instruir os familiares.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2017 Interações: Sociedade e as novas modernidades
Este trabalho encontra-se publicado com a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0.
Os direitos autorais dos trabalhos publicados são retidos pelo autor que outorga à Interações o direito de publicação original. O artigo publicado pode ser utilizado livremente para fins educacionais, não comerciais, em conformidade com a Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, contando que seja citado o autor, o título do artigo, o título e número da revista conjuntamente com o URL ou DOI do artigo.