Em Nome do Pai: Amaral Dias e a Psicanálise
Resumo
Este artigo combina a análise da vasta obra publicada de Carlos Amaral Dias com duas entrevistas realizadas com o autor. O objectivo é a exploração de uma biografia psicanalítica, no modo como a fecundidade da obra crítica e a relação crítica com a vida e a experiência se relacionam na construção da identidade, prática intelectual e pensamento psicanalítico. Esta relação entre a vida e a obra é observada, em particular, através da complexidade do eterno retorno do ‘pai’, nas visões e revisões, entre o pensamento, a passagem da vida e a psicanálise.
In the Name of the Father: Amaral Dias and Psychoanalysis
This article combines the analysis of Amaral Dias’ vast published work with two interviews made with the author. The purpose is to explore a psychoanalytical biography, in the way as the fruitfulness of the critical work and the critical relation to life and experience are related in the construction of identity, intellectual practice and psychoanalytic thought. This relationship between life and work is observed, particularly, through the complexity of the eternal return of the ‘father’, in the visions and revisions, between thought, life passage and psychoanalysis.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Os direitos autorais dos trabalhos publicados são retidos pelo autor que outorga à Interações o direito de publicação original. O artigo publicado pode ser utilizado livremente para fins educacionais, não comerciais, em conformidade com a Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, contando que seja citado o autor, o título do artigo, o título e número da revista conjuntamente com o URL ou DOI do artigo.