A Internacionalização do Ensino Superior
Da Mobilidade de Pessoas à Internacionalização do Currículo
DOI:
https://doi.org/10.31211/interacoes.n37.2019.e1Palabras clave:
internacionalização do ensino superior, internacionalização em casa, internacionalização do currículo, mobilidade de estudantesResumen
O presente ensaio constituiu a Oração de Sapiência proferida na cerimónia de Abertura Solene do Ano Lectivo 2019/2020 no ISMT a 6 de Novembro de 2019. Nele, a autora reflecte sobre a internacionalização das instituições do ensino superior, dando destaque à passagem de uma ênfase na mobilidade internacional de estudantes, enquanto modalidade por excelência de internacionalização do ensino, para uma ênfase na própria internacionalização dos cursos e das instituições. Para esse efeito, o ensaio percorre conceitos teóricos centrais nesta questão — internacionalização do ensino superior, internacionalização em casa e internacionalização do currículo —, salientando algumas das dinâmicas institucionais e pedagógicas que lhes estão associadas. Na parte final do ensaio, nota-se a necessidade de equilibrar os requisitos de quantificação e estandardização dos indicadores de internacionalização com uma atenção às especificidades das áreas disciplinares, argumentando-se que estas devem ter um papel crucial nas dinâmicas institucionais de internacionalização do currículo.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los derechos de autor de las obras publicadas son retenidos por el autor que otorga a Interações el derecho de publicación original. El artículo publicado se puede utilizar libremente con fines educativos, no comerciales, de acuerdo con la Licencia Creative Commons - Atribución-NoComercial 4.0 Internacional, siempre que el autor, el título del artículo, el título y el número de la revista sean citado junto con la URL o DOI del artículo.