Autoria e Pensamento: Ainda a Propósito da Obra de Carlos Amaral Dias

Autores/as

  • Clara Pracana Instituto Superior Miguel Torga

Resumen

O que é pensar? O que é pensar psicanalitica­mente? Autoria e pensamento levantam ques­tões relacionadas não só acerca do que é pen­sar, e o processo de pensamento, mas também sobre a forma como vivemos o mundo e o que nele se passa. A intervenção dos psicanalistas, dos psicoterapeutas psicanalíticos e da psica­nálise na cultura, de que foi exemplo Freud, é pouco usual no meio. No entanto, um autor é auctor (lat. augere) e actor, ou seja, pensador e criador.

Summary

Authorship and Thought: Still Apropos of the Work of Carlos Amaral Dias

What is thinking? What is psychoanalytic think­ing? Authorship and thinking raise questions not only connected with what thinking is, and the process of thinking, but also with the way we live the world and our time. The interven­tions of the psychoanalysts, psychoanalytic therapists and psychoanalysis in the culture at large (Freud’ example being a case in point) is rather unusual in the milieu. However, an au­thor is an auctor (lat. augere) and an actor, that is, a thinker and a creator. 

 

Publicado

2008-04-30

Cómo citar

Pracana, C. (2008). Autoria e Pensamento: Ainda a Propósito da Obra de Carlos Amaral Dias. Interações: Sociedade E As Novas Modernidades, 8(14). Recuperado a partir de https://interacoes-ismt.com/index.php/revista/article/view/249

Número

Sección

Artí­culos