Representações de género e emigração no cinema português: o caso de O Pátio das Cantigas (1942)

Autores

  • Ana Filipa Matos Maia CEIS20, Universidade de Coimbra

DOI:

https://doi.org/10.31211/interacoes.n41.2021.a2

Palavras-chave:

Género, Emigração, Cinema português, Década de 1940

Resumo

O cinema pode atuar no imaginário coletivo, (des)construindo imagens, estereótipos e papéis sociais reconhecidos pelas audiências. O Pátio das Cantigas é um filme português de 1942, arquétipo cinematográfico da propaganda ideológica do Estado Novo, e remete para valores tradicionais, representações estereotípicas de género e projetos de emigração, em particular para o Brasil. Este filme revela construções e representações ideológicas e identitárias que importa investigar no contexto do cinema português da época, mas importa também investigar como essas construções e representações estão ainda presentes na sociedade contemporânea. Assim, o objetivo deste estudo é analisar e discutir representações de género e emigração no cinema português na década de 1940, a partir de O Pátio das Cantigas.

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Publicado

2021-12-31

Como Citar

Maia, A. F. M. (2021). Representações de género e emigração no cinema português: o caso de O Pátio das Cantigas (1942). Interações: Sociedade E As Novas Modernidades, (41), 33–52. https://doi.org/10.31211/interacoes.n41.2021.a2

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Artigos