A Internacionalização do Ensino Superior

Da Mobilidade de Pessoas à Internacionalização do Currículo

  • Maria João Barata Instituto Superior Miguel Torga
Palavras-chave: internacionalização do ensino superior, internacionalização em casa, internacionalização do currículo, mobilidade de estudantes

Resumo

O presente ensaio constituiu a Oração de Sapiência proferida na cerimónia de Abertura Solene do Ano Lectivo 2019/2020 no ISMT a 6 de Novembro de 2019. Nele, a autora reflecte sobre a internacionalização das instituições do ensino superior, dando destaque à passagem de uma ênfase na mobilidade internacional de estudantes, enquanto modalidade por excelência de internacionalização do ensino, para uma ênfase na própria internacionalização dos cursos e das instituições. Para esse efeito, o ensaio percorre conceitos teóricos centrais nesta questão – internacionalização do ensino superior, internacionalização em casa e internacionalização do currículo –, salientando algumas das dinâmicas institucionais e pedagógicas que lhes estão associadas. Na parte final do ensaio, nota-se a necessidade de equilibrar os requisitos de quantificação e estandardização dos indicadores de internacionalização com uma atenção às especificidades das áreas disciplinares, argumentando-se que estas devem ter um papel crucial nas dinâmicas institucionais de internacionalização do currículo.

Publicado
2019-12-31
Como Citar
[1]
Barata, M. 2019. A Internacionalização do Ensino Superior. Interações: Sociedade e as novas modernidades. 37 (Dez. 2019), 217-229. DOI:https://doi.org/10.31211/interacoes.n37.2019.e1.
Edição
Secção
Ensaios

Artigos mais lidos pelo mesmo (s) autor (es)

1 2 > >>