The Interaction of Sociocultural Factors and Depression in the Elderly: Evaluating Suicidal Ideation and Suicidal Intention
Palavras-chave:
Idosos, Fatores socioculturais, Depressão, Ideação suicidária, Intenção suicidáriaResumo
A Interação de Fatores Socioculturais e Depressão nos Idosos: Avaliando a Ideação Suicidária e Intenção Suicidária
A amostra em estudo consistiu em 372 pessoas portuguesas idosas de uma comunidade do Alentejo. A ideação e intenção suicidárias continua a ser associada com variáveis socioculturais como religião, educação e a representação social do suicídio; fatores sociofamiliares como idade, estatuto marital, suporte familiar, comportamento suicida dos amigos ou membros da comunidade; e história pessoal de tentativas de suicídio. Proeminente entre os fatores socioculturais é a representação do suicídio e religiosidade. Em geral, a intenção e ideação suicidárias demonstram uma forte relação com a depressão e uma relação moderada com a solidão.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2017 Interações: Sociedade e as novas modernidades
Este trabalho encontra-se publicado com a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0.
Os direitos autorais dos trabalhos publicados são retidos pelo autor que outorga à Interações o direito de publicação original. O artigo publicado pode ser utilizado livremente para fins educacionais, não comerciais, em conformidade com a Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, contando que seja citado o autor, o título do artigo, o título e número da revista conjuntamente com o URL ou DOI do artigo.