Assistente Social: Trabalhador(a) da Área da Saúde. Reflexões a partir do Debate Brasileiro

  • Maurílio de Castro Matos Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
Palavras-chave: Brasil, assistente social, saúde, serviço social no campo da saúde, política de saúde

Resumo

A história da política de saúde no Brasil está intimamente relacionada com o desenvolvimento do Serviço Social brasileiro no sector da saúde, constituindo o maior campo de trabalho dos assistentes sociais. No entanto, o seu papel no campo do trabalho coletivo em saúde tem sido sistematicamente questionado, por outros profissionais, ao mesmo tempo que os assistentes sociais possuem dificuldades de produzir uma resposta sistematizada e garantir a autonomia do seu exercício profissional na área e na política de saúde.   Social Worker: A Worker in the Health Field. Reflections from the Brazilian Debate  The history of health policy in Brazil is closely related to the development of the Brazilian Social Work in the health sector, constituting the largest work field for social workers. However, their role in the field of collective work in health has been systematically questioned by other professionals, at the same time as social workers have difficulty in producing a systematized response and in ensuring the autonomy of their professional activity in the health area and policy. Keywords: Brazil, social worker, health, social work in the health field, health policy  

Biografia Autor

Maurílio de Castro Matos, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

Assistente Social da Secretaria Municipal de Saúde de Duque de Caxias, Rio de Janeiro, Brasil. Professor Assistente da Faculdade de Serviço Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Doutorando em Serviço Social na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Entre Fevereiro e Setembro de 2007, realizou ‘Estágio de Doutorando no Exterior’ no Instituto Superior Miguel Torga (ISMT), por meio do Programa de Doutorado no País com Estágio no Exterior (PDEE) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), do Ministério da Educação do Brasil.

Publicado
2009-10-31
Como Citar
[1]
Matos, M. 2009. Assistente Social: Trabalhador(a) da Área da Saúde. Reflexões a partir do Debate Brasileiro. Interações: Sociedade e as novas modernidades. 9, 17 (Out. 2009).
Edição
Secção
Artigos