Propriedades Psicométricas da Versão Portuguesa da Escala de Atitudes Perante a Investigação (ATR): Um Inquérito com Estudantes da Área da Saúde
Palavras-chave:
ATR, Atitudes face à investigação, Estudantes, Propriedades psicométricas, ValidaçãoResumo
As atitudes desenvolvidas pelos estudantes em relação à investigação têm um efeito significativo na aprendizagem. No entanto, não há muitos instrumentos padronizados na avaliação de atitudes dos alunos, neste campo, destacando-se, em particular, a escala Attitudes Toward Research - ATR de Papanastasiou. Por isso, foi levada a cabo a tradução e retroversão para a língua portuguesa do ATR, com uma amostra de 515 estudantes da área da saúde. Depois da verificação da adequação amostral, foram efetuados os cálculos de validação, redução e aferição, chegando-se à versão considerada mais consistente do ATR. Assim, o número de dimensões foi reduzida de cinco para três (Utilidade/Relevância, Ansiedade/Dificuldade, Atitudes Positivas), mas mantendo o mesmo número de itens.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2017 Interações: Sociedade e as novas modernidades
Este trabalho encontra-se publicado com a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0.
Os direitos autorais dos trabalhos publicados são retidos pelo autor que outorga à Interações o direito de publicação original. O artigo publicado pode ser utilizado livremente para fins educacionais, não comerciais, em conformidade com a Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, contando que seja citado o autor, o título do artigo, o título e número da revista conjuntamente com o URL ou DOI do artigo.