O Conceito de Velhice em Transformação

  • Fernanda Daniel Instituto Superior Miguel Torga

Resumo

A velhice é um dos temas mais relevantes na transformação da sociedade de hoje. No entanto, o próprio conceito de velhice se transforma, conforme se transforma a sociedade. Em contraposição com as representações distópicas sobre a velhice como, simultaneamente, um declínio pessoal e um ‘problema social’, novas retóricas e novos eufemismos desenvolvem uma visão utópica, por assim dizer, da velhice, no quadro dos políticas de alargamento do tempo da vida produtiva, como resposta ao próprio envelhecimento demográfico.

The Concept of Old Age in Transformation

Old age is one of the most relevant questions in the transformation of today’s society. Nevertheless, the concept of old age changes, as society changes. In contrast with the dystopic representations of old age as both a personal decline and a ‘social problem’, a new rhetorics and new euphemisms advocate today an utopian view, so to speak, of old age, in the framework of public policies for the extension of productive life, as a response to the demographic aging.

Publicado
2006-04-30
Como Citar
Daniel, F. (2006). O Conceito de Velhice em Transformação. Interações: Sociedade E As Novas Modernidades, 6(10). Obtido de https://interacoes-ismt.com/index.php/revista/article/view/179
Edição
Secção
Artigos