As redes sociais no processo de difusão da informação: do modelo de Granovetter ao de Flache-Macy
Resumo
Em qualquer dos campos da actividade humana, coloca-se sempre o problema dos canais de difusão de informação e de adopção de inovações. Ora, a questão da difusão de inovações liga-se de perto ao tema do sistema de ciência e não só na vertente de difusão de produtos tecnológicos, já que as inovações não têm necessariamente de ser produtos materiais; podem muito bem ser ideias, conceitos, hipóteses, modelos, teorias.. Neste trabalho, o autor aborda o modelo da força das ligações fracas de Granovetter e da difusão em rede social das inovações de Flache- Macy, sustentando que as abordagens mais convincentes das dinâmicas de difusão se situam na encruzilhada da psicologia social com a Análise de Redes Sociais, já que tudo indica que a difusão opera através de redes sociais. O problema não está em ver os estudos de influência social como estratégicos para o estudo de redes sociais, mas justamente o contrário: encarar as redes sociais como uma arena estratégica para o estudo dos processos de influência social.
Summary
In any facet of human activity the problem of the channels for innovation diffusion and information transmission must be dealed with. Innovation diffusion is a concept directly linked to the science system and not only to technological or market objects, since innovation objects may also be ideas, new models or theories. In this article the author analyzes Granovetter’s ‘strength of weak ties’ and Flache-Macy’s social network diffusion models, putting forward that diffusion operates through social networks and those must be seen as the strategic arena for the analysis of social influence studies in the science system.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Os direitos autorais dos trabalhos publicados são retidos pelo autor que outorga à Interações o direito de publicação original. O artigo publicado pode ser utilizado livremente para fins educacionais, não comerciais, em conformidade com a Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, contando que seja citado o autor, o título do artigo, o título e número da revista conjuntamente com o URL ou DOI do artigo.