Chamada de Artigos (encerrada)

2019-03-18

Media, Participação Cívica, Movimentos Sociais, Democracia e Populismo

Diferentes padrões de comunicação (on-line e off-line) influenciam os indivíduos a terem comportamentos específicos em relação à participação cívica e à adesão a movimentos sociais de diferentes âmbitos e campos ideológicos.

Como os públicos têm a oportunidade de canalizar as suas ideias através de comportamentos na Internet, a literatura geralmente identifica a Internet como um espaço público que promove a ação coletiva e reconhece que a tecnologia tem moldado a estrutura e a identidade de movimentos sociais e grupos ideológicos.

A análise das influências diretas e indiretas das práticas mediáticas no envolvimento cívico deve considerar que a democracia não é um conceito estático e que esse envolvimento também é influenciado pelas instituições políticas.

Os media amplificam os discursos políticos e esta mediação constrói socialmente eventos. O "envolvimento mediado" dos cidadãos tanto pode incrementar o comprometimento cívico como a manipulação política.

Nesta edição especial da Revista Interações propomos uma reflexão sobre Media, Participação Cívica, Movimentos Sociais, Democracia e Populismo. Aceitam-se trabalhos inéditos que apresentem resultados de investigação e/ou reflexão teórica sobre, entre outros:

- Cultura de participação
- Representações, discursos, narrativas e contra-narrativas nos media
- Movimentos sociais, populismo e democracia
- Ação coletiva e (novos) movimentos sociais
- Participação cívica e ação contenciosa
- Novas formas de envolvimento cívico e político
- Repertórios de política contenciosa em diferentes contextos geográficos
- Media e discursos populistas
- Narrativas populistas e contra narrativas
- A ascensão do populismo através da Internet
- Novas tecnologias e movimentos sociais
- Participação mediada pela Internet
- Ativismo digital

Deadline para submissão de artigos: 25 de abril
Notificação de aceitação: 30 de maio
Publicação: 30 de junho

Os artigos devem ser submetidos através do site: https://www.interacoes-ismt.com  
Qualquer dúvida deve ser endereçada por email: interacoes@ismt.pt
As normas de publicação e outras instruções para autores podem ser consultadas no site da revista: https://www.interacoes-ismt.com

A Interações é um periódico científico do Instituto Superior Miguel Torga com edição semestral. A revista publica trabalhos inéditos que apresentem resultados de investigação e/ou reflexão teórica nos diferentes campos das Ciências Sociais e Humanas. Numa perspetiva editorial interdisciplinar, o objetivo prioritário da Interações é propiciar a reflexão e difusão de conhecimento em áreas das Ciências Sociais e Humanas, com particular enfoque para os espaços lusófono e ibero-americano. A revista aceita artigos de investigação científica, resenhas e ensaios críticos.